A REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE EM NÚMEROS: UM ESTUDO QUANTITATIVO SOBRE O TEMA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS

Autores

  • Iúri Yrving Müller da Silva
  • Jorge Luís Ferreira Abrão
  • Luana Valera Bombarda

Palavras-chave:

História, psicanálise de crianças, Revista Brasileira de Psicanálise

Resumo

O presente artigo tem por objetivo caracterizar a produção sobre Psicanálise de Crianças no Brasil no período de 1967 a 2007 por intermédio dos artigos de autores nacionais publicados na Revista Brasileira de Psicanálise. Importante veículo de divulgação do pensamento psicanalítico brasileiro, que nos permite acompanhar a evolução da produção sobre Psicanálise de Crianças no Brasil, abrangendo as últimas décadas, é a Revista Brasileira de Psicanálise. O periódico tem como principal objetivo abranger a pluralidade dos diferentes segmentos científicos existentes nos quadros das Sociedades de Psicanálise, garantindo assim, sua expressão, nos âmbitos social e científico. Os resultados obtidos a partir do levantamento dos artigos sobre Psicanálise de Crianças publicados no periódico apontam as seguintes informações: 107 artigos publicados, sendo a maioria na década de 1980; uma prevalência de artigos teóricos em que Melanie Klein e seus seguidores são os mais citados, indicando assim, maior influência do pensamento kleiniano na implantação da Psicanálise com Crianças no Brasil.

Biografia do Autor

Iúri Yrving Müller da Silva

Dr. em Psicologia pela Unesp /Assis/SP, professor do curso de Psicologia da FAP/Tupã.

Jorge Luís Ferreira Abrão

Livre-docência em Psicologia Clínica pela Unesp/Assis/SP, professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da Unesp/Assis/SP.

Luana Valera Bombarda

Mestra em Saúde Coletiva pela Unesp/Botucatu/SP, professora do curso de Psicologia da FAP/Tupã/SP.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

Yrving Müller da Silva, I., Luís Ferreira Abrão, J., & Valera Bombarda, L. (2022). A REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE EM NÚMEROS: UM ESTUDO QUANTITATIVO SOBRE O TEMA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS. Revista Ciências Da FAP, (5). Recuperado de https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/16

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)