REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS, CULTURAS E POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE UM PROJETO DE PESQUISA

Autores

  • João Vitor Porto Oliveira
  • Sâmea Victória Pacola Pimenta
  • Débora Chiararia de Oliveira
  • Iúri Yrving Müller da Silva

Palavras-chave:

Estudante com deficiência, acessibilidade, ensino superior.

Resumo

A presença de estudantes com deficiência, em instituições de ensino superior, tem sido uma realidade cada vez mais frequente no contexto brasileiro. Este movimento tem aumentado, em razão do desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas e das respostas da comunidade acadêmica destinadas a amenizar as formas de discriminação e segregação, para que tais estudantes concluam com êxito seu processo formativo. Sabe-se que na atualidade são poucos os estudos que se dedicam a investigar sobre a temática de acessibilidade do estudante com deficiência no ensino superior. Neste sentido, o presente artigo trata-se de um estudo descritivo que tem como principais objetivos propor a reflexão sobre práticas, culturas e políticas de acessibilidade de estudantes com deficiência no ensino superior e, apresentar um projeto de pesquisa que será desenvolvido por alunos de Iniciação Científica do curso de graduação de Psicologia da FAP. Sabe-se que incluir vai além de adequações legais e estruturais. É preciso um novo olhar para a concepção da pessoa com deficiência, para garantir relações interpessoais saudáveis no contexto universitário. Espera-se que este artigo e o desenvolvimento do projeto de pesquisa contribuam para reflexões e debates importantes para embasar ações que garantam um ensino acessível e inclusivo efetivo e, que possibilite a conscientização da comunidade acadêmica sobre a temática, para que a realidade universitária seja transformada em um ambiente acolhedor que respeite e valorize a diversidade, diminuindo os estigmas e preconceito em relação às pessoas com deficiência inseridas em instituições de ensino superior.

Biografia do Autor

João Vitor Porto Oliveira

Graduando em Psicologia pela Faculdade da Alta Paulista (FADAP/FAP) de Tupã/SP.

Sâmea Victória Pacola Pimenta

Graduanda em Psicologia pela Faculdade da Alta Paulista (FADAP/FAP) de Tupã/SP.

Débora Chiararia de Oliveira

Ma. em Ciências pela USP/SP, professor do curso de Psicologia da FAP/Tupã.

Iúri Yrving Müller da Silva

Dr. em Psicologia pela Unesp /Assis/SP, professor do curso de Psicologia da FAP/Tupã.

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Vitor Porto Oliveira, J., Victória Pacola Pimenta, S., Chiararia de Oliveira, D., & Yrving Müller da Silva, I. (2022). REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS, CULTURAS E POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE UM PROJETO DE PESQUISA. Revista Ciências Da FAP, (5). Recuperado de https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/17

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