REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS, CULTURAS E POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE UM PROJETO DE PESQUISA
Palavras-chave:
Estudante com deficiência, acessibilidade, ensino superior.Resumo
A presença de estudantes com deficiência, em instituições de ensino superior, tem sido uma realidade cada vez mais frequente no contexto brasileiro. Este movimento tem aumentado, em razão do desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas e das respostas da comunidade acadêmica destinadas a amenizar as formas de discriminação e segregação, para que tais estudantes concluam com êxito seu processo formativo. Sabe-se que na atualidade são poucos os estudos que se dedicam a investigar sobre a temática de acessibilidade do estudante com deficiência no ensino superior. Neste sentido, o presente artigo trata-se de um estudo descritivo que tem como principais objetivos propor a reflexão sobre práticas, culturas e políticas de acessibilidade de estudantes com deficiência no ensino superior e, apresentar um projeto de pesquisa que será desenvolvido por alunos de Iniciação Científica do curso de graduação de Psicologia da FAP. Sabe-se que incluir vai além de adequações legais e estruturais. É preciso um novo olhar para a concepção da pessoa com deficiência, para garantir relações interpessoais saudáveis no contexto universitário. Espera-se que este artigo e o desenvolvimento do projeto de pesquisa contribuam para reflexões e debates importantes para embasar ações que garantam um ensino acessível e inclusivo efetivo e, que possibilite a conscientização da comunidade acadêmica sobre a temática, para que a realidade universitária seja transformada em um ambiente acolhedor que respeite e valorize a diversidade, diminuindo os estigmas e preconceito em relação às pessoas com deficiência inseridas em instituições de ensino superior.