IMPLEMENTAÇÃO DE SALA DE DESACELERAÇÃO PARA CRIANÇAS AUTISTAS E/OU NEURODIVERGENTES, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento, no comportamento social, na comunicação e na linguagem. No autismo, as alterações de processamento sensorial são muito frequentes, podendo levar o indivíduo a uma crise, devido ao excesso de estimulação sensorial. A criança passa boa parte de seu dia na escola, local em que existem diversos estímulos que podem levar a alterações do processamento sensorial. A sala de desaceleração é um recurso utilizado, em locais com grande circulação de pessoas e que pode auxiliar a diminuir a sobrecarga sensorial também, no ambiente escolar, promovendo, assim, o bem-estar da criança com autismo e de outras crianças neurodivergentes. Objetivo: Implementar o projeto de uma sala de desaceleração para crianças autista e/ou neurodivergentes, em uma escola de ensino fundamental. Resultados: Inicialmente, o projeto foi baseado em estudos feitos com bases em experiências exitosas no Brasil, adaptando-as para um ambiente escolar. Após a estruturação do projeto, foi realizada uma reunião com o secretário e técnicos da secretaria de educação, para apresentação do projeto, que foi aceito pela equipe. Após, foi escolhida a escola com maior número de crianças autistas para implementação da sala, que foi organizada com materiais reaproveitados da própria escola, com materiais adquiridos com recurso próprio dos autores do trabalho, ou com doações arrecadadas no comércio da cidade. Não foi possível utilizar todo espaço para sala de desaceleração. Realizar esse projeto foi desafiador e satisfatório, pois nele encontramos dificuldades, mas que nos incentivou a continuar e lutar por um projeto qualitativo e que beneficia a criança autista. Notamos que o ambiente escolar é um grande reforço para a criança, pois é ela quem contribui para o seu desenvolvimento, com isso, tivemos a ideia de desenvolver uma sala de desaceleração para a criança autista e/ou neurodivergente, com o objetivo de acolher o aluno em seus momentos, fornecendo momentos de calma, tranquilidade e segurança, contribuindo com o bem-estar dela, facilitando uma interpretação do ambiente e controle de suas ações. Sendo assim, esperamos que a sala possa contribuir para o bem-estar do aluno, fornecendo uma melhor qualidade e permitindo que ele possua uma sensação de independência e capacidade maior de se acalmar.