MAPA CONCEITUAL CONFIGURA A BASE SEMÂNTICA DO TEXTO

Autores

  • Edna Aparecida Cavalcante Faculdade da Alta Paulista (FAP)

Palavras-chave:

Mapa conceitual, Macroestrutura, Cognição, Linguagem e neurociência, Ensino e aprendizagem

Resumo

Abundante e diversificada é a produção de artigos científicos sobre mapas conceituais. Nos textos lidos, para este estudo, predomina a abordagem pedagógica que permeia diferentes áreas do conhecimento, em que foram estudados os mapas conceituais. Esse recurso tecnológico desempenha a função de estratégias de estudo, registro da rememoração, planejamento do texto, dentre outras. Na literatura pesquisada, ficou evidente que mapa conceitual é semelhante a um sistema simbólico de representação sumarizada do pensamento, das ideias, dos conceitos, equivalente a um script, a um esquema do texto. Considerou-se o caráter especial da representação pela linguagem humana, articulada, falada ou escrita, com a finalidade de analisar o mapa conceitual, nesse estudo, como mecanismo de comunicação que utiliza a linguagem, como processo de representação e de expressão. Essa análise também se propôs a verificar a aplicabilidade e a similaridade dos mapas conceituais com as estruturas semânticas textuais, propostas por Van Dijk. O levantamento bibliográfico possibilitou a obtenção de muitos artigos científicos, relacionados a diferentes áreas do conhecimento. Os artigos pesquisados referem-se à aplicação didática dos mapas conceituais, para conseguir uma aprendizagem significativa. No tratamento do tema, inicialmente, houve a caracterização de mapa conceitual, de acordo com os autores lidos. Na sequência, foram abordadas as contribuições da neurociência, relacionadas às funções cerebrais de emissão e recepção de informações pelos humanos. O passo seguinte foi tratar mapa conceitual uma unidade semântica, foram propostas algumas similaridades entre mapa conceitual e macroestrutura textual. Para finalizar, foram aventadas possibilidades de considerar mapa conceitual uma base de texto, uma macroestrutura discursiva. A metodologia abrangeu pesquisa bibliográfica que coletou trinta e dois artigos científicos sobre mapas conceituais; a delimitação do tema, o planejamento da leitura para seleção dos artigos; a leitura dos artigos e livros referenciados na bibliografia e a elaboração do texto final.

Biografia do Autor

Edna Aparecida Cavalcante, Faculdade da Alta Paulista (FAP)

Doutora em Letras pela Unesp-Assis e professora da Faculdade da Alta Paulista (FAP)

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Aparecida Cavalcante, E. (2022). MAPA CONCEITUAL CONFIGURA A BASE SEMÂNTICA DO TEXTO. Revista Ciências Da FAP, (5). Recuperado de https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/12

Edição

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