EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO HUMANA
Palavras-chave:
Educação integral, Adaptação cerebral, Professores, Responsabilidade das famílias, Educação formalResumo
A sociedade do conhecimento se tornou o contexto de coexistência da informação e do conhecimento que são condições
imprescindíveis para o exercício da cidadania, em sociedade permeada pela tecnologia. Essa prática se transforma em nova força de trabalho e de capital, para solucionar problemas sociais por meio do uso da informação e do conhecimento, pela acumulação, criação, reprodução e disseminação desse conhecimento. Surge, assim, uma nova sociedade que está a exigir habilidades,
competências e atitudes variadas. Nesse cenário, a atribuição de gestores educacionais e professores é se apropriar dos processos de comunicação no ciberespaço. O primeiro passo desse empreendimento é perceber o distanciamento abissal existente entre a forma de raciocínio própria das pessoas imigrantes digitais e o das pessoas nativas digitais. Esse estudo é resultado das atividades desenvolvidas no Grupo de estudos multidisciplinar em tecnologias da informação e comunicação da Faculdade da Alta Paulista, relacionadas à linha de pesquisa criação e inovação tecnológica educacional. O tema abordado foi educação integral, já bastante discutido sob o aspecto político social. Neste estudo, ele será tratado do ponto de vista do desenvolvimento e da formação
humana, necessários à permanência da espécie na Terra e à continuidade da existência da Terra. Educação formal e a informal foram concebidas, caracterizadas, definidas de várias maneiras, impregnadas das diversas visões de mundo que convivem, sobrepõem-se e se opõem ao longo da história da civilização humana. Em vista disso, seria interessante indagar se educação integral é invenção do século XXI, ou se teve origem em outros tempos. Também se questionou a concepção de educação integral com características
necessárias para a educação com resultados positivos de aprendizagem e desenvolvimento humano de todos. As indagações feitas nos remetem aos objetivos que são: a) analisar, historicamente, a origem da educação integral; b) refletir sobre aspectos da educação para o século XXI, por meio de uma visão proativa, construtivista e humana. O levantamento bibliográfico sobre educação integral forneceu treze artigos que discorrem sobre diferentes áreas relacionadas ao tema. Os artigos pesquisados referem-se: à educação integral, à importância de uma agenda internacional para a educação, à Trajetória histórica da didática, a Inteligências artificiais, educação integral, educação na idade Média, docência reflexiva, entre outros. Inicialmente, nesse artigo, foram feitas considerações
sobre a educação integral em uma perspectiva histórica. Em seguida, foi abordado o ensinar no Século XXI. Na sequência, tratou-se da educação integral. A metodologia utilizada foi constituída de pesquisa bibliográfica sobre educação integral, em periódicos digitais e livros da biblioteca online da FAP. A segunda etapa foi delimitar o tema e planejar a leitura para seleção dos artigos utilizados, na elaboração do texto, que foram treze. Acrescenta-se a pesquisa em livros. A terceira fase consistiu na leitura dos artigos e finalmente na elaboração do texto. Predominou a reflexão sobre os aspectos da educação para o Século XXI, para caracterizar educação integral, na visão proativa, construtivista e humana.