EDUCAÇÃO: CONHECIMENTO, METODOLOGIA E TECNOLOGIA

Autores

  • Edna Aparecida Cavalcante

Palavras-chave:

Educação, Contexto educacional, Meios de ensino, Educação STEM.

Resumo

Sabe-se que os cidadãos que conhecerem e tiverem competência no domínio da informação serão os profissionais que irão se desenvolver e solucionar problemas econômicos e sociais. Nesse sentido, internet, tecnologias da informação, inteligências artificiais, plataformas podem ser caracterizados meios ou recursos didáticos.  Soares e Vasconcelos (2018, p. 2) observam que as tecnologias de informação e comunicação não resultaram em melhoria significativa na qualidade da educação. É interessante observar que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) são só recursos didáticos, utilizados para organizar e conduzir o ensino realizado pelo professor e a aprendizagem realizada pelo aluno. Esse estudo é resultado das atividades do Grupo de Estudos Multidisciplinar em educação, tecnologias da informação e comunicação realizadas. Os estudos bibliográficos estão relacionados à linha de pesquisa criação e inovação pedagógica e tecnológica. O principal objetivo foi analisar aspectos fundamentais do processo de ensino e aprendizagem com uso de tecnologias e o papel do conhecimento, da metodologia e da tecnologia, no ato de ensinar e aprender. Essa abordagem se justifica, como tentativa de ressaltar a importância do profissional professor e da participação ativa do aprendiz. Além disso, houve preocupação em esclarecer e delimitar as atribuições docentes, as atividades docentes mediadas pela tecnologia e as funções da metodologia de ensino e aprendizagem. O levantamento bibliográfico sobre educação, como integrante de conhecimento, metodologia e tecnologia resultou em   23 (vinte e três) artigos científicos, publicados entre 2012 e 2023. Os artigos pesquisados tratam de aspectos do contexto educacional pós-industrial, dos meios de ensino ou recursos didáticos, da questão reflexão e aprendizagem, das estratégias educacionais baseadas em práticas reflexivas, de metodologia de ensino e docência, educação STEM. Foi utilizada uma metodologia constituída de pesquisa bibliográfica sobre educação, conhecimento, metodologia e tecnologia, em periódicos digitais, livros impressos. A segunda etapa foi delimitar o tema e planejar a leitura para seleção dos artigos utilizados, na elaboração do texto. Acrescenta-se a pesquisa em livros. A terceira fase consistiu na leitura e finalmente, na elaboração do texto. Por meio desse estudo, verificou-se que a solução plausível seria promover a educação para a cidadania planetária, a sustentabilidade ecológica e resgatar o sentido da vida. Isso vai exigir uma reforma do pensamento e a criação de um pensamento ecossistêmico, complexo e transdisciplinar capaz de solucionar problemas emergentes. É fundamental desenvolver uma educação que recrie a maneira de pensar, para que conheçamos a importância de aprender a religar as coisas, e a relevância de saber problematizar, pois só assim poderemos encontrar soluções adequadas aos problemas que surgirem.

Biografia do Autor

Edna Aparecida Cavalcante

professora do Centro Universitário da Alta Paulista

Downloads

Publicado

2025-03-12

Como Citar

Aparecida Cavalcante, E. (2025). EDUCAÇÃO: CONHECIMENTO, METODOLOGIA E TECNOLOGIA. Revista Ciências Da FAP, (7). Recuperado de https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/96

Edição

Seção

Artigos