EDUCAÇÃO: CONHECIMENTO, METODOLOGIA E TECNOLOGIA
Palavras-chave:
Educação, Contexto educacional, Meios de ensino, Educação STEM.Resumo
Sabe-se que os cidadãos que conhecerem e tiverem competência no domínio da informação serão os profissionais que irão se desenvolver e solucionar problemas econômicos e sociais. Nesse sentido, internet, tecnologias da informação, inteligências artificiais, plataformas podem ser caracterizados meios ou recursos didáticos. Soares e Vasconcelos (2018, p. 2) observam que as tecnologias de informação e comunicação não resultaram em melhoria significativa na qualidade da educação. É interessante observar que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) são só recursos didáticos, utilizados para organizar e conduzir o ensino realizado pelo professor e a aprendizagem realizada pelo aluno. Esse estudo é resultado das atividades do Grupo de Estudos Multidisciplinar em educação, tecnologias da informação e comunicação realizadas. Os estudos bibliográficos estão relacionados à linha de pesquisa criação e inovação pedagógica e tecnológica. O principal objetivo foi analisar aspectos fundamentais do processo de ensino e aprendizagem com uso de tecnologias e o papel do conhecimento, da metodologia e da tecnologia, no ato de ensinar e aprender. Essa abordagem se justifica, como tentativa de ressaltar a importância do profissional professor e da participação ativa do aprendiz. Além disso, houve preocupação em esclarecer e delimitar as atribuições docentes, as atividades docentes mediadas pela tecnologia e as funções da metodologia de ensino e aprendizagem. O levantamento bibliográfico sobre educação, como integrante de conhecimento, metodologia e tecnologia resultou em 23 (vinte e três) artigos científicos, publicados entre 2012 e 2023. Os artigos pesquisados tratam de aspectos do contexto educacional pós-industrial, dos meios de ensino ou recursos didáticos, da questão reflexão e aprendizagem, das estratégias educacionais baseadas em práticas reflexivas, de metodologia de ensino e docência, educação STEM. Foi utilizada uma metodologia constituída de pesquisa bibliográfica sobre educação, conhecimento, metodologia e tecnologia, em periódicos digitais, livros impressos. A segunda etapa foi delimitar o tema e planejar a leitura para seleção dos artigos utilizados, na elaboração do texto. Acrescenta-se a pesquisa em livros. A terceira fase consistiu na leitura e finalmente, na elaboração do texto. Por meio desse estudo, verificou-se que a solução plausível seria promover a educação para a cidadania planetária, a sustentabilidade ecológica e resgatar o sentido da vida. Isso vai exigir uma reforma do pensamento e a criação de um pensamento ecossistêmico, complexo e transdisciplinar capaz de solucionar problemas emergentes. É fundamental desenvolver uma educação que recrie a maneira de pensar, para que conheçamos a importância de aprender a religar as coisas, e a relevância de saber problematizar, pois só assim poderemos encontrar soluções adequadas aos problemas que surgirem.