CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA EM TUPÃ

Autores

  • Gabriela de Pontes Mariano
  • Izabela Veloso Raymundo
  • Gustavo Belardo do Prado

Palavras-chave:

Água, Captação, Tratamento, Qualidade

Resumo

Neste artigo foi abordado como funciona a captação e o tratamento de água na cidade de Tupã-SP. Para que fosse possível ter conhecimento das etapas realizadas no tratamento, foi necessário realizar uma visita junto a empresa responsável, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Nessa visita foram coletados os dados e entendidos os processos executados por ela. A empresa faz a captação de águas subterrâneas, por meio de poços artesianos. O tratamento é realizado mediante a determinação dos parâmetros mínimos e máximos exigidos pela legislação. Com auxílio das bombas dosadoras é calculado a quantidade de ácido fluossilícico e de hipoclorito de sódio que são dispostos na água para que se torne potável e própria para o consumo humano. Pode-se observar que após a execução dos processos, a água chega as residências com ótima qualidade.

Biografia do Autor

Gabriela de Pontes Mariano

Discentes do quarto ano do curso de engenharia civil da Faculdade da Alta Paulista (FAP)

Izabela Veloso Raymundo

Discentes do quarto ano do curso de engenharia civil da Faculdade da Alta Paulista (FAP)

Gustavo Belardo do Prado

Engenheiro civil; Mestre em estruturas e construção civil; docente do curso de engenharia civil da Faculdade da Alta Paulista (FAP).

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

de Pontes Mariano, G., Veloso Raymundo, I., & Belardo do Prado, G. (2022). CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA EM TUPÃ. Revista Ciências Da FAP, (5). Recuperado de https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/36

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)