INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS DE ZONAS TECTÔNICAS CONVERGENTES NA FORMAÇÃO DOS DESERTOS

Autores

  • Guilherme Saoncella Bosso
  • Eduardo José Bueno do Nascimento
  • Gustavo Belardo do Prado

Palavras-chave:

Desertificação, Geomorfologia, Tectonismo, Desertos, Processos

Resumo

De certo modo, os maiores desertos globais são um resultado direto da tectônica de placas, pois as montanhas originam grandes zonas de sombra pluvial, provindas dos limites convergentes. Estima-se que em sua totalidade, as regiões áridas correspondem a um quinto da área continental da Terra, ou seja, 27,5 milhões de quilômetros quadrados, algo que afeta diretamente o desenvolvimento de várias esferas da sociedade moderna. Tendo em vista os processos que agem naturalmente no planeta Terra, este artigo procura elucidar questões sobre o impacto dos movimentos tectônicos na formação geomorfológica dos limites, e por consequência a alteração dos fatores climáticos na macrorregião. A partir do Ciclo de Wilson, conhecemos a periodicidade da reorganização das placas tectônicas, logo, por meio de vestígios históricos, é notável o surgimento futuro de novos desertos em zonas de tectonismo convergente.

Biografia do Autor

Guilherme Saoncella Bosso

Discente do quinto ano do curso de engenharia civil da Faculdade da Alta Paulista (FAP)

Eduardo José Bueno do Nascimento

Discente do quinto ano do curso de engenharia civil da Faculdade da Alta Paulista (FAP)

Gustavo Belardo do Prado

Engenheiro civil; Mestre em estruturas e construção civil; docente do curso de engenharia civil da Faculdade da Alta Paulista (FAP).

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

Saoncella Bosso, G., Bueno do Nascimento, E. J., & Belardo do Prado, G. (2022). INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS DE ZONAS TECTÔNICAS CONVERGENTES NA FORMAÇÃO DOS DESERTOS. Revista Ciências Da FAP, (5). Recuperado de https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/35

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)