CADERNO DE RESUMOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAP

Autores

  • Comissão Organizadora

Resumo

APRESENTAÇÃO
O Colóquio de Iniciação Científica da Faculdade da Alta Paulista (FAP) faz parte das atividades do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica. O primeiro Colóquio foi realizado em 2019. Em 2020, em decorrência do cenário pandêmico e das ações realizadas para acomodação pedagógica de métodos, tecnologia de
ensino e conteúdos, requeridos pelo ensino mediado por tecnologias digitais, o colóquio deixou de ser realizado. Passado um ano, superamos e adquirimos tecnologia para , no dia 25 de setembro de 2021, realizar online o II Colóquio de Iniciação Científica da FAP.
O tema proposto: Sociedade e biodiversidade: inovações na área da educação, trabalho e tecnologia manteve a isotopia temática e estabeleceu a coerência entre os trabalhos e a harmonia do colóquio. Os objetivos estabelecidos foram desenvolver o espírito crítico, o aprendizado do método científico e preparar o futuro profissional; estimular a formação de alunos pesquisadores para qualificá-los
profissionalmente e prepará-los para pós-graduação; e possibilitar a divulgação dos trabalhos realizados durante o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Iniciação Científica da FAP.
Os grupos de pesquisa fomentam o estudo, a reflexão e a discussão de problemas relacionados às áreas de conhecimento do curso, criando no aluno hábito de estudo, tornando-o conhecedor de métodos de investigação, do próprio conhecimento da área mais especializado, atualizado, além de formar o gosto pela pesquisa científica e o desenvolvimento de habilidades de produção de conhecimento e de textos científicos.
O II Colóquio foi composto por uma palestra de abertura sobre Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde no Século 21: o poder do agora. Na sequência, foram apresentadas as comunicações orais, referentes aos estudos de iniciação científica desenvolvidos, no Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAP.
Este Caderno de Resumos contém os resumos das comunicações orais apresentadas. O evento foi realizado online pelo Google Meet.
Apesar do luto vivido, no contexto atual, apesar das adaptações feitaspara o  ensino virtual, das situações socioemocionais vividas, entre outros, os gruposde iniciação científica da FAP se superaram e realizaram os estudos, graças ao empenho dos estudantes e ao trabalho dos professores orientadores.
Edna Aparecida Cavalcante
Tupã, 28 de outubro de 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Organizadora, C. (2021). CADERNO DE RESUMOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAP. Repositório De Cadernos De Resumos E Anais Científicos Da FAP, (1). Recuperado de https://revistas.fadap.br/coloquio/article/view/5