Revista Ciências da FAP https://revistas.fadap.br/ciencias <p>A prática da pesquisa possibilita a articulação do trabalho acadêmico com diversos setores da sociedade. Permite também a produção de conhecimento na interface instituição-comunidade de forma participativa que favorece o diálogo entre categorias, para criar e recriar conhecimentos capazes de possibilitar transformações sociais.</p> pt-BR Wed, 12 Mar 2025 00:45:53 +0000 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO PALIATIVO DO CÂNCER DE PULMÃO https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/95 <p><span style="font-weight: 400;">A neoplasia pulmonar tem crescido todos os anos, no mundo todo, ela representa aproximadamente 13% dos casos de câncer, é o segundo mais frequente em homens e mulheres no Brasil, e se encontra em primeiro lugar, no mundo, desde o ano de 1985, tanto nas taxas de incidência, como de mortalidade. Em 2015, o câncer de pulmão foi causador de 26.498 mortes no Brasil.&nbsp; Nos dias atuais, é considerado como uma morte inevitável. Um dos fatores responsáveis pelo aumento desse tipo de doença é o tabagismo. A sobrevida desses pacientes, em cinco anos, com taxas relativas, é de 18%, e o mais difícil é o diagnóstico precoce, já que a neoplasia só dá sinais, quando está em estágio avançado, 16% dos pacientes apenas recebem o resultado da análise no início. Vale ressaltar que a chance de um fumante, comparado com pessoas que não fazem o uso do tabaco de desenvolver o câncer de pulmão, é de 20 a 30 vezes maior; os fumantes passivos também aumentam em até três vezes mais a chance de desenvolver a doença, se comparado com aqueles que não têm contato algum com a substância.&nbsp; Então, é a partir deste momento que o tratamento paliativo é iniciado, quando o diagnóstico é tardio e não há cura, o paciente entra no cuidado, em que o importante é o conforto e o controle dos sintomas da doença por meio da prevenção ou do alívio da dor. O objetivo do trabalho é fornecer informações, aos familiares e aos doentes, de como é que o tratamento paliativo funciona, os direitos dos pacientes terminais e de suas famílias. Mostrando que o falecimento por mais doloroso que seja, quando se tem uma morte digna e sem dor, pode se tornar mais leve para o paciente que se vai e para as famílias que ficam. O sofrimento pode ser menor por saber que seu ente querido foi bem tratado, enquanto esteve vivo. A metodologia usada foi a de revisão bibliográfica, em que foram pesquisados e achados 500 artigos sobre o assunto e utilizados 34 destes, e o trabalho dividido em um total de 5 capítulos. Assim, considera-se que o tratamento paliativo é de grande valia para aqueles pacientes para quem a cura se torna impossível diante da medicina. Mas nada está perdido, o trabalho nos traz um pouco do conhecimento e dos cuidados humanizados que são de direito do paciente, no estágio final de vida e de seus familiares.</span></p> Karolaine Perluiz Clapis¹, Karen Chiecco Bezerra Copyright (c) 2025 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/95 Wed, 12 Mar 2025 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO: CONHECIMENTO, METODOLOGIA E TECNOLOGIA https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/96 <p><span style="font-weight: 400;">Sabe-se que os cidadãos que conhecerem e tiverem competência no domínio da informação serão os profissionais que irão se desenvolver e solucionar problemas econômicos e sociais. Nesse sentido, internet, tecnologias da informação, inteligências artificiais, plataformas podem ser caracterizados meios ou recursos didáticos.&nbsp; Soares e Vasconcelos (2018, p. 2) observam que as tecnologias de informação e comunicação não resultaram em melhoria significativa na qualidade da educação. É interessante observar que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) são só recursos didáticos, utilizados para organizar e conduzir o ensino realizado pelo professor e a aprendizagem realizada pelo aluno. Esse estudo é resultado das atividades do Grupo de Estudos Multidisciplinar em educação, tecnologias da informação e comunicação realizadas. Os estudos bibliográficos estão relacionados à linha de pesquisa criação e inovação pedagógica e tecnológica. O principal objetivo foi analisar aspectos fundamentais do processo de ensino e aprendizagem com uso de tecnologias e o papel do conhecimento, da metodologia e da tecnologia, no ato de ensinar e aprender. Essa abordagem se justifica, como tentativa de ressaltar a importância do profissional professor e da participação ativa do aprendiz. Além disso, houve preocupação em esclarecer e delimitar as atribuições docentes, as atividades docentes mediadas pela tecnologia e as funções da metodologia de ensino e aprendizagem. O levantamento bibliográfico sobre educação, como integrante de conhecimento, metodologia e tecnologia resultou em &nbsp; 23 (vinte e três) artigos científicos, publicados entre 2012 e 2023. Os artigos pesquisados tratam de aspectos do contexto educacional pós-industrial, dos meios de ensino ou recursos didáticos, da questão reflexão e aprendizagem, das estratégias educacionais baseadas em práticas reflexivas, de metodologia de ensino e docência, educação STEM. Foi utilizada uma metodologia constituída de pesquisa bibliográfica sobre educação, conhecimento, metodologia e tecnologia, em periódicos digitais, livros impressos. A segunda etapa foi delimitar o tema e planejar a leitura para seleção dos artigos utilizados, na elaboração do texto. Acrescenta-se a pesquisa em livros. A terceira fase consistiu na leitura e finalmente, na elaboração do texto. Por meio desse estudo, verificou-se que a solução plausível seria promover a educação para a cidadania planetária, a sustentabilidade ecológica e resgatar o sentido da vida. Isso vai exigir uma reforma do pensamento e a criação de um pensamento ecossistêmico, complexo e transdisciplinar capaz de solucionar problemas emergentes. É fundamental desenvolver uma educação que recrie a maneira de pensar, para que conheçamos a importância de aprender a religar as coisas, e a relevância de saber problematizar, pois só assim poderemos encontrar soluções adequadas aos problemas que surgirem.</span></p> Edna Aparecida Cavalcante Copyright (c) 2025 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/96 Wed, 12 Mar 2025 00:00:00 +0000 IMPLEMENTAÇÃO DE SALA DE DESACELERAÇÃO PARA CRIANÇAS AUTISTAS E/OU NEURODIVERGENTES, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/100 <p><span style="font-weight: 400;">O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento, no comportamento social, na comunicação e na linguagem. No autismo, as alterações de processamento sensorial são muito frequentes, podendo levar o indivíduo a uma crise, devido ao excesso de estimulação sensorial. A criança passa boa parte de seu dia na escola, local em que existem diversos estímulos que podem levar a alterações do processamento sensorial. A sala de desaceleração é um recurso utilizado, em locais com grande circulação de pessoas e que pode auxiliar a diminuir a sobrecarga sensorial também, no ambiente escolar, promovendo, assim, o bem-estar da criança com autismo e de outras crianças neurodivergentes. Objetivo: Implementar o projeto de uma sala de desaceleração para crianças autista e/ou neurodivergentes, em uma escola de ensino fundamental. Resultados: Inicialmente, o projeto foi baseado em estudos feitos com bases em experiências exitosas no Brasil, adaptando-as para um ambiente escolar. Após a estruturação do projeto, foi realizada uma reunião com o secretário e técnicos da secretaria de educação, para apresentação do projeto, que foi aceito pela equipe. Após, foi escolhida a escola com maior número de crianças autistas para implementação da sala, que foi organizada com materiais reaproveitados da própria escola, com materiais adquiridos com recurso próprio dos autores do trabalho, ou com doações arrecadadas no comércio da cidade. Não foi possível utilizar todo espaço para sala de desaceleração. Realizar esse projeto foi desafiador e satisfatório, pois nele encontramos dificuldades, mas que nos incentivou a continuar e lutar por um projeto qualitativo e que beneficia a criança autista. Notamos que o ambiente escolar é um grande reforço para a criança, pois é ela quem contribui para o seu desenvolvimento, com isso, tivemos a ideia de desenvolver uma sala de desaceleração para a criança autista e/ou neurodivergente, com o objetivo de acolher o aluno em seus momentos, fornecendo momentos de calma, tranquilidade e segurança, contribuindo com o bem-estar dela, facilitando uma interpretação do ambiente e controle de suas ações. Sendo assim, esperamos que a sala possa contribuir para o bem-estar do aluno, fornecendo uma melhor qualidade e permitindo que ele possua uma sensação de independência e capacidade maior de se acalmar.</span></p> BRUNA FÁTIMA DE SOUZA, HECHILEY SUELI MAMEDES RODRIGUES, RAYANE MARIA LINS MARIA LINS, Juliana Yuri Ueji Begnossi, Elaine Cristina Iacida Soriano Copyright (c) 2025 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/100 Wed, 12 Mar 2025 00:00:00 +0000 Psicanálise no Brasil: um estudo historiográfico sobre sua evolução e consolidação nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/101 <p><span style="font-weight: 400;">O interesse pela psicanálise no Brasil começou no final do século XIX, com Juliano Moreira, mas se intensificou na década de 1920, especialmente entre médicos psiquiatras. O movimento ganhou força com a criação de sociedades de psicanálise, inicialmente em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, permitindo a aplicação terapêutica das ideias de Freud. O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas contribuições para a história da psicanálise no Brasil, discutindo alguns aspectos da implantação, do desenvolvimento e da consolidação dessa ciência e profissão em nosso país. Para a execução de tal tarefa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com metodologia histórico-crítica sobre a produção psicanalítica acerca do tema, produzida em nosso país. Inicialmente, são feitas algumas considerações relativas ao surgimento da psicanálise no Estado de São Paulo. &nbsp; Em &nbsp; seguida, discorre-se &nbsp; acerca &nbsp; do desenvolvimento da área, no Estado do Rio de Janeiro. Finaliza-se o artigo, discutindo como esses desenvolvimentos mostraram a importância da psicanálise, em várias áreas do conhecimento no Brasil, refletindo tanto um contexto cultural rico, quanto as tensões entre psiquiatria e psicanálise. Conclui-se &nbsp; que &nbsp; a &nbsp; História &nbsp; da Psicanálise, em ambos os estados, percorreu caminhos semelhantes e que tal estudo serve de base para o aprofundamento da historiografia da psicanálise brasileira.&nbsp;</span></p> Iúri Yrving Müller da Silva, Jorge Luís Ferreira Abrão, Luana Valera Bombarda Copyright (c) 2025 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/101 Wed, 12 Mar 2025 00:00:00 +0000 Revisão integrativa: uso do açúcar no tratamento de lesões infectadas https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/102 <p><span style="font-weight: 400;">O idoso se vê vulnerável, dependente e mais predisposto a adquirir quaisquer comorbidades e doenças.&nbsp; Sabemos que existem muitas causas de danos ao paciente idoso, devido a seu envelhecimento e suas enfermidades, assim, a questão aqui estudada é fomentar sobre os cuidados de enfermagem a uma paciente com úlcera por pressão sendo o curativo com medidas alternativas. Existem atualmente diversos tipos de tratamento para úlcera por pressão, mas, o mais indicado e importante é a prevenção. O tratamento deve ser implantado quando as medidas preventivas não foram suficientes, a temática aqui estudada trata-se de medidas alternativas, aqui escolhida o uso do açúcar cristal, assim, objetivando com este trabalho apresentar uma revisão integrativa da literatura sobre o uso do açúcar no tratamento de feridas primeiramente sobre o tema “açúcar em tratamento de feridas” especificadamente em úlcera por pressão – UPP, despertou um interesse pelo fato de assistirmos o uso deste produto na prática da enfermagem, assim, para melhor entender ação dele perguntamos: Qual a ação do açúcar em tratamentos de Úlceras por Pressão-UPP?, a busca foi realizada na Base de Dados </span><em><span style="font-weight: 400;">Scielo Br.</span></em><span style="font-weight: 400;">, encontrados 6 artigos utilizando os descritores “açúcar and feridas”, assim, foram categorizados os assuntos e separados em tabelas: dos objetivos dos artigos estudados</span><strong>; </strong><span style="font-weight: 400;">efeitos dos curativos e troca</span><strong>; </strong><span style="font-weight: 400;">estudo em humanos; Benefícios e Fragilidades do uso do açúcar em tratamento de feridas e a analise sistemática. Tendo em vista os aspectos apresentados nesta revisão literária no período de 1983 a 21012 sobre o uso de açúcar nas mais diferentes formas de feridas. Sugere-se o uso de açúcar como terapia alternativa de baixo custo, eficaz e de prática aplicação, com efeitos positivos no processo de cicatrização de feridas abertas. Porém em determinadas situações apresenta-se de difícil aplicabilidade o manejo em seu uso. Foram retratados aspectos positivos em seu uso, porém pouca comparabilidade de estudos em humanos.&nbsp;</span></p> Simone Sant’ Anna Marinho Sobrinho, Tais dos Passos Souza Oliveira Copyright (c) 2025 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/102 Wed, 12 Mar 2025 00:00:00 +0000