https://revistas.fadap.br/ciencias/issue/feed Revista Ciências da FAP 2023-11-23T03:58:02+00:00 Open Journal Systems <p>A prática da pesquisa possibilita a articulação do trabalho acadêmico com diversos setores da sociedade. Permite também a produção de conhecimento na interface instituição-comunidade de forma participativa que favorece o diálogo entre categorias, para criar e recriar conhecimentos capazes de possibilitar transformações sociais.</p> https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/66 Apresentação da Revista 2023-11-23T03:58:02+00:00 Edna Aparecida Cavalcante coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>A Revista Ciências da FAP é digital, publicada anualmente, e procurou em sua sexta edição, articular pesquisa, ensino e extensão, nos variados textos que abordam questões relacionadas às áreas de: Ciências da Saúde, Letras, Ciências Humanas e Sociais. Os artigos estão dispostos por áreas, organizadas em ordem alfabética, e foram escritos por professores e alunos. Os trabalhos publicados <br>são de graduação e refletem estudos de iniciação científica, realizados durante o curso pelos estudantes. Também compõem a revista artigos de mestres e doutores que lecionam na FAP e desenvolvem pesquisa científica. Os artigos foram organizados por área do conhecimento dos cursos de graduação oferecidos pela FAP e estão dispostos na revista, na seguinte ordem: Administração, Enfermagem, Fisioterapia, Letras e Psicologia.<br>O estudo envolvido na produção do conjunto dos artigos da revista certamente possibilitou cada autor exercitar a curiosidade intelectual e realizar tratamento próprio das ciências que incluiu a investigação, a reflexão, a análise, a imaginação e a criatividade, na investigação das causas, na elaboração e testagem das hipóteses, na formulação e resolução de problemas e nas buscas de <br>soluções, fundamentadas nos conhecimentos das diversas áreas. <br>O aspecto multidisciplinar da Revista Ciências da FAP favorece o contato com saberes científicos de diferentes áreas do conhecimento e que incentivam a iniciação científica, a pesquisa e possibilitam o contato com produções das áreas que compõem os cursos da FAP. A diversidade está presente e perpassa todo o conjunto de artigos que se contrastam e se combinam ao demonstrar a inter-relação <br>entre ensino, pesquisa e extensão aplicados à formação profissional e à reflexão sobre teoria e prática. <br>A leitura desses artigos pode ampliar a compreensão sobre os temas abordados e contribuir com a reflexão sobre eles, além de possibilitar a apreensão dos conhecimentos construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital. O leitor também vai se deparar com a diversidade de saberes e vivências culturais, além de adquirir conhecimentos e experiências que vão favorecer a compreensão <br>das relações peculiares do mundo do trabalho.<br>Gratidão imensa a todos os colaboradores, ao diretor da FAP, Dr. Carlos Eduardo Abarca e Messas, aos autores e aos pareceristas.</p> <p>Edna Aparecida Cavalcante</p> 2023-11-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/55 O IMPACTO DA PANDEMIA NAS EMPRESAS DA CIDADE DE TUPÃ 2023-11-23T01:49:04+00:00 Gabriele Cristine Bernardes Rocha coordenadoria.pedagogica@fadap.br Paula Alves de Brito Cipriano coordenadoria.pedagogica@fadap.br Nicoli Carolini de Lázari Hatano coordenadoria.pedagogica@fadap.br Aracelis Gois Morales Rigoldi coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>O ano de 2019 foi surpreendido com o vírus SARS-CoV-2Sar, conhecido como Covid-19, que provocou inúmeros impactos em diversas áreas da sociedade e das organizações. As empresas tiveram que lidar com as mudanças e dificuldades relacionadas ao quadro de funcionários, diminuição de receitas, adaptação na estrutura física, tecnológica, entre outros aspectos organizacionais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da pandemia de Covid-19, em empresas localizadas no município de Tupã -SP. Especificamente, busca-se identificar mudanças na forma de gestão das empresas em decorrência da pandemia de Covid-19, e <br>descrever as ações adotadas pelas empresas, considerando as áreas da administração. Como apoio metodológico, a pesquisa foi estruturada com base em um estudo de casos múltiplos, com 03 (três) empresas de ramos diferentes. Observou-se que as empresas que não eram consideradas serviços essenciais tiveram que se adaptar à nova realidade pandêmica, buscando por novas estratégias, ao contrário dos serviços essenciais, que buscaram atuar e cumprir as exigências sanitárias impostas pelas legislações.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/56 A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DIANTE DOS CUIDADOS PRESTA DOS ÀS CRIANÇAS COM LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA 2023-11-23T01:59:20+00:00 MAÍRA MARQUES GONÇALVES coordenadoria.pedagogica@fadap.br Edelaine Fogaça Avelaneda coordenadoria.pedagogica@fadap.br Karen Chiecco Bezerra coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>O. Este trabalho busca compreender mais sobre a Leucemia Linfoide Aguda Infantil. A LLA é o tipo de câncer mais comum, que em geral se manifesta em crianças na faixa etária de 2 a 6 anos, brancas e do sexo masculino. Ela é subdividida em três tipos deblastos, L1, L2 e L3. Existem vários tipos de tratamento, porém os mais comuns são a quimioterapia e a radioterapia, sendo os mais agressivos também. O papel da enfermagem é muito importante em todo tratamento, tanto para a família, quanto para o paciente, pois auxilia na melhora do paciente e no conhecimento dos pais sobre a doença. Esse trabalho tem os objetivos de esclarecer sobre a assistência de enfermagem diante do tratamento e cuidados de crianças com Leucemia Linfoide Aguda; demonstrar dados epidemiológicos sobre o início da doença; apresentar a fisiopatologia e as manifestações clínicas; explicar os métodos mais eficazes para o tratamento e enfatizar o papel do enfermeiro oncológico na assistência de crianças com LLA. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica nos sites de busca: Google Acadêmico e SciELO. <br>Neles, foram encontrados 50 artigos, dos quais foram utilizados somente 22. Os resultados obtidos, por meio da leitura desses artigos, indicam a importância do profissional de enfermagem, no acompanhamento do paciente, desde o início da doençaMe sua melhora diante da situação. Essa revisão bibliográfica revela a contribuição da presença do profissional de enfermagem tanto para o paciente, quanto para a família, demonstrando o quanto um bom profissional influencia na recuperação do seu paciente, agindo de maneira correta, em cada situação apresentada durante o tratamento.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/57 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA 2023-11-23T02:08:10+00:00 Fagner José Marques De Souza coordenadoria.pedagogica@fadap.br Valter Dos Anjos Cozza coordenadoria.pedagogica@fadap.br Karen Chiecco Bezerra coordenadoria.pedagogica@fadap.br Edelaine Fogaça Avelaneda coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>A enfermagem perioperatória inclui o pré-operatório, transoperatórioe pós-operatório, onde a equipe realiza todos os cuidados necessários para uma boa evolução do paciente. Sendo que uma boa assistência prestada é de fundamental importância para a melhora do paciente, detalhando assim, todo o apoio realizado pelo enfermeiro durante estes períodos. O objetivo deste estudo <br>é detalhar a assistência prestada pelo enfermeiro durante todo o perioperatório cirúrgico. Os métodos de realização deste trabalho consistiram em revisão bibliográfica dos últimos 20 anos, utilizando materiais do catálogo de referências e artigos científicos obtidos nas bases virtuais de investigação Scielo, Bireme,&nbsp; Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed, e Periódicos da Capes. Observaram-se <br>todas as características gerais de um centro cirúrgico, tais como estrutura e organização, destaca-se a importância de um bom conhecimento de equipe neste ambiente, para que todos os procedimentos a serem realizados, ocorram da melhor forma possível.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/58 IDENTIFICAÇÃO E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: RELATOS DE ENFERMEIROS 2023-11-23T02:15:44+00:00 João Victor da Silva de Oliveira coordenadoria.pedagogica@fadap.br Janaína Oliveira Leal coordenadoria.pedagogica@fadap.br Edelaine Fogaça Avelaneda coordenadoria.pedagogica@fadap.br José Marcos Garcia coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>O âmbito familiar e doméstico é visto como o local em que mais se pratica violência contra as mulheres (de crianças a idosas). Isso faz parte do cotidiano, nas cidades, no país e no mundo e a torna banalizada, percebida como algo que naturalmente faz parte da vida. Para combater e acabar com a violência contra as mulheres, foram criadas políticas públicas, dentre elas, a Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que coloca homens e mulheres como iguais e acentua os direitos femininos, trazendo penalidades para quaisquer ações que obstruam ou interfiram nesses direitos. Em vista disso, para que os profissionais da área <br>de saúde reconheçam a violência doméstica e cuidem das vítimas com efetividade, é necessário que estejam capacitados e orientados para tal. Não existe um modelo para cuidar, porém profissionais, que estiverem tecnicamente com uma melhor preparação, terão melhores condições de estabelecer uma relação de cuidado que possa desenvolver de uma maneira integra as ações técnicas com estabelecimento de vínculos de cuidado com o paciente. O objetivo deste trabalho é expor o trabalho de enfermagem na identificação e assistência às vítimas de violência doméstica com base em relatos de enfermeiros. Ressalta-se que o processo de cuidar da vítima não ocorre isoladamente, mas por meio de intencionalidade, interação, disponibilidade e confiança entre profissional e paciente. Para a realização do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa (BARDIN, 2011), na qual foram utilizadas perguntas elaboradas por autoria própria com profissionais atuantes no PSF e Pronto Socorro da cidade de Bastos e uma revisão bibliográfica, na qual foram utilizadas bases de dados do Google acadêmico e SCIELO.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/59 MIELOMENINGOCELE: A RELEVÂNCIA DO ÁCIDO FÓLICO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO 2023-11-23T02:35:01+00:00 Tuani Fernanda Crivelaro coordenadoria.pedagogica@fadap.br Karen Chiecco Bezerra coordenadoria.pedagogica@fadap.br Edelaine Fogaça Avelaneda coordenadoria.pedagogica@fadap.br José Marcos Garcia coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>A Mielomeningocele tem origem no período embrionário e compreende a uma protusão na coluna vertebral que deixa exposta a medula espinal e as meninges por conta de uma falha no fechamento do tubo neural. Devido à exposição de estruturas <br>importantes do sistema nervoso central, geram complicações neurológicas graves ao portador, o que exige do enfermeiro uma assistência voltada às mesmas, no ambiente hospitalar. Apesar de ter alta prevalência no Brasil, pode ser evitada através da ingestão <br>de ácido fólico pelas mulheres em idade fértil e que desejam engravidar durante o planejamento da gestação. Esse consumo, durante a pré-concepção, evita a carência dessa substância no organismo materno, ao atuar na proliferação celular e, consequentemente, na redução dos casos de Mielomeningocele. Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar a importância da ingestão de ácido fólico, na préconcepção, para prevenção da Mielomeningocele e a assistência de enfermagem ao recém-nascido portador da alteração. Trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual foram utilizadas as bases de dados do Google Acadêmico, SCIELO, livros e sites <br>oficiais. As literaturas apresentadas são através da língua portuguesa entre os anos de 2010 e 2022 e a formatação segue o padrão do Manual da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as normas do Manual FADAP/FAP. A pesquisa possibilitou <br>descrever a importância do ácido fólico, quando consumido na pré-concepção, em virtude dos principais cuidados de enfermagem diante do recém-nascido com Mielomeningocele, no ambiente hospitalar. Conclui-se que o ácido fólico apresenta eficácia na prevenção desse agravo e que a assistência de enfermagem é voltada às complicações causadas pela Mielomeningocele.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/60 OBESIDADE E OS DIVERSOS TRATAMENTOS 2023-11-23T02:43:18+00:00 Luma Caroline Moreira Ribeiro Montezani coordenadoria.pedagogica@fadap.br Mayara Lais Padilha coordenadoria.pedagogica@fadap.br Edelaine Fogaça Avelaneda coordenadoria.pedagogica@fadap.br José Marcos Garcia coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>A obesidade está crescendo, consideravelmente, em todo o mundo, acarretando diversos problemas graves de saúde, podendo levar à morte, porém, existem medidas de correção que podem ajudar os pacientes a terem uma melhor qualidade de vida. Existe um acompanhamento multidisciplinar, em todo o processo, orientando os pacientes, quanto à mudança nos hábitos, para que haja sucesso. Mas em alguns casos podem não ocorrer, como o planejado, sendo necessário o emprego de técnicas cirúrgicas, que são indicadas individualmente de acordo com cada paciente, qualquer processo cirúrgico é muito delicado e a enfermagem tem um papel fundamental nessa etapa, onde é necessária uma assistência de qualidade e humanizada da equipe. O presente trabalho tem como objetivo geral expor os diversos tipos de tratamentos da obesidade e sua etiologia. As metodologias utilizadas para a realização deste trabalho consistiram em uma revisão de literatura, em artigos científicos e materiais obtidos por meio das bases de pesquisa virtual Scielo, Lilacs, PubMed e Bireme, além de livros e revistas especializadas. Nota-se que a obesidade está intimamente ligada ao contexto social, o que torna necessária a implementação de práticas orientativas e de fácil entendimento, a fim de fornecer dados relevantes, visando boas práticas de saúde, para as pessoas que buscam auxílio para o emagrecimento por meio da alimentação, mudanças de hábitos no geral ou por procedimentos cirúrgicos. Espera-se que essas medidas possam ser o suficiente para a satisfação do paciente, quanto à saúde e também à estética que é procurada juntamente com a qualidade de vida.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/61 TESTE DO PEZINHO: CONHECIMENTO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE O EXAME NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 2023-11-23T02:51:39+00:00 Laila Mirela da Silva coordenadoria.pedagogica@fadap.br Laira Bocchi Braga de Castro coordenadoria.pedagogica@fadap.br Karen Chiecco Bezerra coordenadoria.pedagogica@fadap.br Edelaine Fogaça Avelaneda coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>&nbsp;A triagem neonatal, que inclui o teste do pezinho, é uma estratégia de saúde pública, a qual tem por finalidade realizar um diagnóstico claro de diversas doenças como anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita, em recém-nascidos. São patologias que surgem, nos primeiros dias de vida e normalmente são assintomáticas, nos primeiros meses, com a realização do teste é possível fazer um diagnóstico precoce logo no início, assim há maiores possibilidades de prevenir demais consequências com o tratamento. O objetivo deste trabalho foi demostrar para pais e responsáveis, a importância que o teste do pezinho tem para a qualidade de vida dos recém-nascidos e da realização no tempo correto. Esse estudo baseou-se em uma estratégia qualitativa de caráter descritiva, por meio de pesquisas bibliográficas, utilizando como base SciELO, Google acadêmico e seus periódicos, dentre outros artigos, sendo utilizados livros a respeito da realização do teste, tendo sua natureza como abordagem básica, ainda assim contendo alguns pontos de dados de pesquisa coletados. Os estudos <br>demonstram que os responsáveis não têm muito conhecimento sobre o teste e que os profissionais também não abordam o assunto de forma adequada aos pais, sendo assim surge a necessidade de mais educação continuada com a equipe de profissionais e <br>consequentemente os pais.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/62 INCIDÊNCIA DE DOR LOMBAR E QUALIDADE DE VIDA EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS 2023-11-23T03:03:00+00:00 ARIANE BUSTILHO MAZZO coordenadoria.pedagogica@fadap.br MIKAÉLY OLIVEIRA FERNANDES coordenadoria.pedagogica@fadap.br MONIK ADRIELLY DA SILVA PATREZ coordenadoria.pedagogica@fadap.br THIAGO APARECIDO ALVES coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>A dor lombar pode se manifestar de forma aguda, podendo evoluir para crônica, que é a dor mais comum, por isso ela pode provocar a falta de capacidade funcional em diversas classes trabalhadoras, incluindo os professores universitários. A população de docentes apresenta uma alta incidência de lesões musculoesqueléticas, sendo a dor lombar, ou lombalgia, uma das mais frequentes, <br>podendo acometer cerca de 60 a 80% dos mesmos, e ocasionar prejuízos físicos, psicossociais, econômicos, no convívio familiar e em suas produtividades laborais, comprometendo as instituições de ensino, nas quais os mesmos estão vinculados. Pode ser ocasionada por diversos fatores, entre eles, posturas inadequadas, falta de equipamentos apropriados, sedentarismo, obesidade, entre outros, ela prejudica a produtividade no trabalho, afetando a qualidade de vida. OBJETIVO: Caracterizar e identificar a prevalência de dor lombar e a qualidade de vida dos docentes do curso de graduação de Fisioterapia da Faculdadeda Alta Paulista - FAP de Tupã. MÉTODO: <br>Trata-se de um estudo transversal, quantitativo com análise descritiva dos dados. Para a caracterização, foi utilizada uma ficha de identificação;para a incidência de dor lombar, foi utilizado o Questionário Roland-Morris; e para a análise da qualidade de vida, foi utilizado o Questionário WHOQOL-Bref. RESULTADOS: Participaram13 professores do curso de Fisioterapia, sendo 7 homens e 6 mulheres, com idade entre 36 a 45anos, 54% tinham mestrado e exerciam a função de professor, há pelo menos 11 anos. A análise de <br>prevalência de dor lombar, mostrou que 69% apresentaram dor, porém sem evidência de incapacidade funcional, já a análise de qualidade de vida, mostrou uma classificação de satisfação. CONCLUSÃO: Conclui-se que, apesar de apresentarem dor lombar, não<br>foi identificado incapacidade funcional relacionada à dor, e que os participantes apresentaram satisfação, em relação à qualidade de vida.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/63 PROJETO ÓRTESES SUSTENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E ELABORAÇÃO DE ÓRTESES DE BAIXO CUSTO PARA PATOLOGIAS DE MÃO E POLEGAR 2023-11-23T03:12:14+00:00 ALEX SANDRO DA SILVA ESPADA coordenadoria.pedagogica@fadap.br ANA LAURA DOS SANTOS CASTILHO coordenadoria.pedagogica@fadap.br BÁRBARA SANTOS FRANCO coordenadoria.pedagogica@fadap.br BEATRIZ DE OLIVEIRA SOUZA coordenadoria.pedagogica@fadap.br CAMILA PAIOLA DE OLIVEIRA coordenadoria.pedagogica@fadap.br GABRIELA ZUBINHA COSTA coordenadoria.pedagogica@fadap.br GUSTAVO HENRIQUE FEITOSA DA SILVA coordenadoria.pedagogica@fadap.br JHONATAN BARROS DA CRUZ coordenadoria.pedagogica@fadap.br KAREN RAYSSA MION MANDELLI coordenadoria.pedagogica@fadap.br LETÍCIA FERREIRA LUCAS FERREIRA LUCAS coordenadoria.pedagogica@fadap.br LÍVIA MAGALHÃES MOREIRA coordenadoria.pedagogica@fadap.br LUIS HENRIQUE DOS SANTOS coordenadoria.pedagogica@fadap.br MAÍSA DOS SANTOS coordenadoria.pedagogica@fadap.br MARIA EDUARDA CAVALCANTE coordenadoria.pedagogica@fadap.br MARIA EDUARDA LIMA coordenadoria.pedagogica@fadap.br RHAYANE MARCELLY SANTOS POSSANI coordenadoria.pedagogica@fadap.br STHEFANI DE SOUZA DIAS coordenadoria.pedagogica@fadap.br TALITA TORRES SANCHES SANTANA coordenadoria.pedagogica@fadap.br CAMILA MORÁBITO MARTINS coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>Órtese é considerado um dispositivo aplicado externamente ao corpo com finalidade funcional ou de suporte. Seu uso pode ser temporário ou permanente e pode ser aplicado a um ou vários segmentos do corpo com finalidade de proporcionar o melhor alinhamento possível, buscando sempre a posição funcional, ou seja, a mais adequada. Com o crescimento acelerado da população mundial e a preocupação com os recursos naturais do planeta, profissionais da área da saúde e pesquisadores estão cada vez mais <br>empenhados em voltar sua atenção para projetos sustentáveis. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo a elaboração e o desenvolvimento de órteses sustentáveis e de baixo custo, para patologias de mão e polegar, para verificação da viabilidade. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo experimental, onde foi definido quais órteses seriam confeccionadas, para quais membros seriam direcionadas e quais os vínculos com o tema proposto. Participaram do estudo os alunos do terceiro ano de Fisioterapia da Faculdade <br>da Alta Paulista (FAP), vinculados à disciplina de Prótese/Órtese. Resultados: Foram desenvolvidas duas órteses estática e de posicionamento para patologias de punho, mão e dedos e outra para patologia de polegar. Considerações finais: As construções das órteses sustentáveis, com o objetivo de estabilização de mão e polegar respectivamente, foram capazes de promover benefícios para <br>o paciente que a usa. Também é possível concluir que a atividade proposta permitiu nova experiência aos discentes, melhorando o ensino-aprendizagem e levando ao crescimento pessoal e acadêmico.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/64 EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO HUMANA 2023-11-23T03:38:43+00:00 Edna Aparecida Cavalcante coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>A sociedade do conhecimento se tornou o contexto de coexistência da informação e do conhecimento que são condições <br>imprescindíveis para o exercício da cidadania, em sociedade permeada pela tecnologia. Essa prática se transforma em nova força de trabalho e de capital, para solucionar problemas sociais por meio do uso da informação e do conhecimento, pela acumulação, criação, reprodução e disseminação desse conhecimento. Surge, assim, uma nova sociedade que está a exigir habilidades, <br>competências e atitudes variadas. Nesse cenário, a atribuição de gestores educacionais e professores é se apropriar dos processos de comunicação no ciberespaço. O primeiro passo desse empreendimento é perceber o distanciamento abissal existente entre a forma de raciocínio própria das pessoas imigrantes digitais e o das pessoas nativas digitais. Esse estudo é resultado das atividades desenvolvidas no Grupo de estudos multidisciplinar em tecnologias da informação e comunicação da Faculdade da Alta Paulista, relacionadas à linha de pesquisa criação e inovação tecnológica educacional. O tema abordado foi educação integral, já bastante discutido sob o aspecto político social. Neste estudo, ele será tratado do ponto de vista do desenvolvimento e da formação <br>humana, necessários à permanência da espécie na Terra e à continuidade da existência da Terra. Educação formal e a informal foram concebidas, caracterizadas, definidas de várias maneiras, impregnadas das diversas visões de mundo que convivem, sobrepõem-se e se opõem ao longo da história da civilização humana. Em vista disso, seria interessante indagar se educação integral é invenção do século XXI, ou se teve origem em outros tempos. Também se questionou a concepção de educação integral com características <br>necessárias para a educação com resultados positivos de aprendizagem e desenvolvimento humano de todos. As indagações feitas nos remetem aos objetivos que são: a) analisar, historicamente, a origem da educação integral; b) refletir sobre aspectos da educação para o século XXI, por meio de uma visão proativa, construtivista e humana. O levantamento bibliográfico sobre educação integral forneceu treze artigos que discorrem sobre diferentes áreas relacionadas ao tema. Os artigos pesquisados referem-se: à educação integral, à importância de uma agenda internacional para a educação, à Trajetória histórica da didática, a Inteligências artificiais, educação integral, educação na idade Média, docência reflexiva, entre outros. Inicialmente, nesse artigo, foram feitas considerações <br>sobre a educação integral em uma perspectiva histórica. Em seguida, foi abordado o ensinar no Século XXI. Na sequência, tratou-se da educação integral. A metodologia utilizada foi constituída de pesquisa bibliográfica sobre educação integral, em periódicos digitais e livros da biblioteca online da FAP. A segunda etapa foi delimitar o tema e planejar a leitura para seleção dos artigos utilizados, na elaboração do texto, que foram treze. Acrescenta-se a pesquisa em livros. A terceira fase consistiu na leitura dos artigos e finalmente na elaboração do texto. Predominou a reflexão sobre os aspectos da educação para o Século XXI, para caracterizar educação integral, na visão proativa, construtivista e humana.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/65 UM PERCURSO HISTÓRICO PELA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS, COM BASE NA REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE 2023-11-23T03:44:06+00:00 Iúri Yrving Müller da Silva coordenadoria.pedagogica@fadap.br Jorge Luís Ferreira Abrão coordenadoria.pedagogica@fadap.br Luana Valera Bombarda coordenadoria.pedagogica@fadap.br <p>Este trabalho trata da análise qualitativa dos dados de um estudo quantitativo apresentado no artigo A Revista Brasileira de Psicanálise em números: um estudo quantitativo sobre o tema psicanálise de crianças, publicado no ano de 2022, na Revista Ciências FAP. Inicialmente, foram formuladas três categorias para a análise dos artigos. Em seguida, para a continuidade do trabalho, serão apresentados quatro momentos históricos do periódico, a fim de facilitar uma melhor contextualização da Psicanálise de Crianças no Brasil por meio da produção teórica na Revista Brasileira de Psicanálise. Influências de autores estrangeiros, pioneiros em relação aos autores nacionais, também serão analisadas. Estudo como esse se faz necessário, para se compreender sobre a importância do desenvolvimento da psicanálise em nosso país, bem como a interrelação com os autores estrangeiros.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023