ANÁLISE DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO PARA ESCOLIOSE: Revisão Literária

Autores

  • BRUNA ESTEFANI FELIX DA SILVA
  • GABRIELA FERREIRA
  • MARCOS OLIVEIRA SANTOS
  • KARINE DA SILVA PEREIRA

Palavras-chave:

Escoliose, Fisioterapia, Postura, Tratamentos

Resumo

As estruturas do corpo proporcionam toda estabilidade para obter e sustentar uma postura adequada. Através de hábitos errados, ocorre uma maior tensão sobre as estruturas de suporte, podendo influenciar na postura, provocando um desequilíbrio do corpo, em sua base de sustentação, iniciando os desvios posturais. Algumas dessas alterações causadas por estes desvios é a Escoliose, sua curvatura apresenta-se em forma de “C” ou “S”, a maior delas deve ser considerada primária. Ela pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas primordialmente a partir dos dez anos de idade. OBJETIVO: Analisar de forma crítica os métodos de tratamentos fisioterapêuticos para Escoliose. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão literária de natureza exploratória. Como amostra, foram revisadas várias publicações científicas, destas, apenas foram utilizadas, neste trabalho, algumas publicações pertinentes à proposta do estudo. RESULTADOS: Na seguinte base de dados, foram encontrados 2.890 trabalhos com as palavras-chaves utilizadas entre o intervalo de 2000 a 2019. Em seguida foram selecionados 14 artigos, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, lidos na íntegra e que foram analisados profundamente. CONCLUSÃO: A vigente revisão literária permite concluir que os métodos estudados para tratamento conservador da escoliose são de fato bons recursos a serem utilizados, como as técnicas de RPG, cinesioterapia, Pilates, método de Schroth, Isostretching e Manipulação Osteopáticas, e como coadjuvantes e preventivos, exercícios físicos.
No geral, é possível confirmar que estes métodos de tratamentos fisioterapêuticos para reeducações e correções posturais destacados são propícios no tratamento de escoliose em qualquer faixa etária.

Biografia do Autor

BRUNA ESTEFANI FELIX DA SILVA

Discentes do curso de Fisioterapia da FADAP/FAP. Tupã/SP.

GABRIELA FERREIRA

Discentes do curso de Fisioterapia da FADAP/FAP. Tupã/SP.

MARCOS OLIVEIRA SANTOS

Docente e Orientador do curso de Fisioterapia da FADAP/FAP. Tupã/SP.

KARINE DA SILVA PEREIRA

Supervisora e Co-orientadora do curso de Fisioterapia da FADAP/FAP. Tupã/SP.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

ESTEFANI FELIX DA SILVA, B., FERREIRA, G., OLIVEIRA SANTOS, M., & DA SILVA PEREIRA, K. (2022). ANÁLISE DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO PARA ESCOLIOSE: Revisão Literária. Revista Ciências Da FAP, (5). Recuperado de https://revistas.fadap.br/ciencias/article/view/20

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)